BLOG SUPERMAIS

A carreira do farmacêutico Gestor de Qualidade

21/12/2020

A carreira de farmacêutico Gestor de Qualidade (controle e garantia de qualidade em indústrias) é uma das especializações mais valorizadas dentro da carreira de Farmacêutico Industrial. Com o avanço das legislações do setor e crescente preocupação com a qualidade dos produtos industrializados, o farmacêutico gestor da qualidade exerce papel decisivo na cadeia de suprimentos farmacêuticos.

Em se tratando de atuação industrial a grande maioria das oportunidades está em Estados que possuem polos industriais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Existem oportunidades mais isoladas em Brasília (DF), Manaus (AM) e Toledo (PR).

Profissionais que atuam como farmacêutico Gestor de Qualidade possuem, em suas habilidades, a maioria dos pré-requisitos para atuar como farmacêutico auditor, exercendo, muitas das vezes simultaneamente, as duas carreiras.

Ser gestor da qualidade exige do profissional conhecimentos aprofundados de gestão e ferramentas da qualidade, normas nacionais e internacionais de qualidade, técnicas de controle de qualidade, gestão de projetos e processos e, principalmente, da legislação sanitária do setor. Capacidade de negociação, aptidão para tarefas administrativas, liderança e comunicação são imprescindíveis, visto que estes profissionais assumem, muitas vezes, cargos gerenciais nas empresas onde atuam. Ter domínio da língua inglesa é indispensável para acessar a literatura técnica da área, e o espanhol é um diferencial importante.

O que faz

Na indústria farmacêutica, farmoquímica e cosmética:

- Dirige os laboratórios de controle de qualidade físico-químico e microbiológico;

- Gerencia ou coordena o setor de garantia da qualidade;

- Gerencia o processo de qualificação de fornecedores;

- Elabora fluxograma de execução para os processos de controle de qualidade e gerencia as rotinas analíticas;

- Negocia com terceiros assuntos relacionados a controle de qualidade e garantia da qualidade;

- Fornece documentação robusta e validada para o setor regulatório gerenciar o registro de produtos;

- Recebe e acompanha auditoria sanitária;

- Realiza auditorias no parque fabril e nos laboratórios de controle de qualidade;

- É responsável pelo programa de treinamento em Boas Práticas de Fabricação;

- Responsabiliza-se pelo desvio de relatos que foram investigados e registrados;

- É responsável pela gestão do sistema de controle de mudanças;

- Garante que os medicamentos e cosméticos estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos;

- Planeja e desenvolve estratégias que estejam de acordo com as exigências de Boas Práticas de Fabricação;

- É responsável pelas operações de produção e controle, as quais estejam claramente especificadas em documento formalmente aprovado;

- Gerencia os controles que garantem a qualidade das matérias-primas, produtos intermediários e produtos a granel;

- Coordena o controle em processo, as calibrações e as validações;

- Garante que o produto acabado seja corretamente processado e conferido, para que esteja em consonância com os procedimentos definidos;

- Garante que os medicamentos não sejam comercializados ou distribuídos antes que os responsáveis tenham se certificado de que cada lote tenha sido produzido e controlado de acordo com os requisitos do registro ou quaisquer outras normas relevantes à produção, ao controle e à liberação de medicamentos.

Onde atua

- Indústrias farmacêuticas;

- Indústrias farmoquímicas;

- Indústrias cosméticas.

Faixa salarial

De R$ 1.200,00 a R$ 30.000,00

Como se preparar

O curso de graduação em Farmácia é o mais adequado para quem pretende seguir carreira como farmacêutico gestor de qualidade (controle e garantia de qualidade em indústrias). Uma pós-graduação na área de gestão da qualidade ou controle de qualidade é imprescindível para o exercício da carreira.

O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico oferece os cursos de pós-graduação Controle de Qualidade na Indústria Farmacêutica e Gestão da Qualidade e Auditoria em Processos Industriais. Esses dois cursos contam com a participação de docentes com vasta experiência na indústria farmacêutica e têm sido a opção da maioria dos farmacêuticos gestores de qualidade que obtiveram sucesso no mercado profissional.

Rede de Farmácias Supermais   |   Desenvolvido por tks criativa